Vamos conhecer a Croácia

Com mais de mil ilhas, muitos dias de sol, um verão convidativo, um mar de águas claras e paisagens belíssimas, a Croácia é um país pouco lembrado pelos brasileiros na hora de escolher um destino para viajar ou até mesmo morar.

Mas com tantas belezas, praias, castelos, história e um índice de Desenvolvimento Humano muito elevado, não podemos deixá-la de fora da nossa lista de lugares para conhecer. Por isso, vamos te contar tudo sobre a Croácia.

Onde fica a Croácia?

A Croácia é um país da Europa, localizado no leste do continente. A capital do país é Zagrebe, que é também a cidade mais populosa, com mais de 800 mil pessoas.

Países vizinhos da Croácia

A Croácia faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. O país é banhado pelo Mar Adriático e tem uma larga costa e faz fronteira pelo mar com a Itália.

Quer saber mais sobre a Europa? Conheça os países e capitais da Europa.

Breve história da Croácia

A Croácia fez parte da antiga Iugoslávia e foi invadida pela Alemanha nazista em abril de 1941. Em 1991, após um plebiscito, o país se separou da Iugoslávia, se tornando independente. Porém, até 1995 esteve em guerra e, só nesse ano conseguiu assegurar a paz no país. Desde 2013, a Croácia faz parte da União Europeia.

Economia na Croácia

Atualmente a Croácia possui pouco mais de 4 milhões de habitantes e tem voltado sua economia para o turismo. Com mais mil ilhas e um extenso litoral de águas claras, o país recebe centenas de cruzeiros e turistas de todos os países do mundo.

Além dos serviços, o país possui um indústria voltada para os setores químicos, naval e metal-mecânico. Com uma economia pós-socialista/pós-comunista e com uma guerra terminada há pouco tempo (1995), a Croácia ainda luta para restabelecer os empregos do país e contra uma taxa de desemprego de 10,9%.

Pontos turísticos na Croácia

Se você pretende viajar para a Croácia, não deixe de incluir os seguintes destinos no seu itinerário:

  • Dubrovnik;
  • Novalja;
  • Pula;
  • Split;
  • Zadar;

Das 1.000 ilhas que fazem parte da Croácia, apenas 50 delas são povoadas. A ilha mais próxima da Itália é Palagruža.

As principais cidades

A capital da Croácia, Zagreb, possui cerca de 800 mil habitantes e é um importante centro financeiro e universitário do país. Entretanto, Dubrovnik é uma das cidades mais interessantes do país europeu. A pequena cidade milenar é cercada por muralhas originais, é considerada um museu vivo e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Localizada no sul da Croácia, é uma cidade tranquila, pacata, mas com belas paisagens e cheia de história.

Já a cidade de Split é considerada a região mais quente da costa Adriática. Com belas paisagens para visitar, o Palácio Diocleciano é patrimônio mundial da UNESCO e precisa entrar no seu roteiro de viagem.

Uma curiosidade interessante da Croácia é que o país foi cenário de muitas gravações da série Game of Thrones. As cidades de Dubrovnik e Split foram escolhidas para as gravações de diversos episódios da famosa série.

Moeda da Croácia

Mesmo sendo um Estado-membro da União Europeia, a moeda da Croácia não é o euro e, sim, a kuna croata – (abreviada por HRK). Da conversão de 1 euro, você compra aproximadamente 7,43 HRK.

Língua

A língua oficial da Croácia é o croata. Mas é possível se comunicar em inglês tranquilamente pelos locais turísticos.

Veja quais os países que falam inglês na Europa e onde é possível viver apenas falando o inglês.

Bandeira da Croácia

Gastronomia

A gastronomia da Croácia é rica em frutos do mar e ótimos vinhos, entre os pratos típicos da Croácia estão:

Dalmatinska Pašticada

Esta prato é um cozido de carne feito com um molho especial, super tradicional na Croácia. É feito com alho, cravo, cenouras e bacon e muito saboroso.

Čobanac

chamado de ensopado do pastor, o ensopado, feito de carne suína ou bovina, é perfeito para esquentar no frio croata. É um prato muito popular na região da Eslavônia.

Ostras Ston

A culinária croata é bastante diversificada. Muito aclamado, este prato é originário da Bahía de Ston, local onde se cultiva as melhores ostras e mexilhões da Croácia.

Kroštule

Também uma sobremesa croata, Kroštule é uma deliciosa massa frita encoberta com açúcar e bastante consumida por lá.

Queijo pag

O queijo da Ilha Pag é internacionalmente conhecido. É um saboroso queijo de ovelha aromatizados com ervas, como tomilho e alecrim.

Maraschino

Maraschino é um licor obtido da destilação da cereja marasca. Muito utilizado para aromatizar preparações doces.
Este tipo de cereja desenvolve-se na Croácia, mais precisamente no entorno da cidade de Zadar.

www.eurodicas.com.br