JEA’s: Parintinense conquista 1° ouro e recebe convite para seleção amazonense

Na modalidade tênis de mesa, categoria PCD (Pessoa Com Deficiência) infantil, o atleta do Colégio Educacional de Tempo Integral/Ceti Gláucio Gonçalves, Kael de Souza Modesto,13, conquistou nesta quinta-feira (19) na Arena Amazônia, a primeira medalha de ouro para Parintins na disputa dos Jogos Escolares do Amazonas, JEA’s 2018, que acontece na Capital até o dia 29 de julho. O atleta parintinense com deficiência, Paralisia Cerebral Hemiplégica a Direita e Epilepsia também venceu a categoria absoluta (pessoas de todos os tipos de deficiência e de todas as idades), e recebeu convite para compor a seleção amazonense em uma competição nacional que acontece no mês de novembro em São Paulo-SP.

Sobre a medalha, Kael diz estar muito feliz pela conquista, apesar do nervosismo. “Confesso que a convocação foi uma surpresa e só tenho a agradecer a professora Helida, o Jorge e a minha família pelo apoio. Estou feliz também por poder disputar uma competição nacional, mesmo sabendo que ir para São Paulo é muita responsabilidade, mas vou ter que treinar forte, pois vou ter um grande esforço pela frente”, reitera o campeão sobre a convocação para a seleção amazonense.

A professora do CETI, Helida Gadelha destaca que “é com muita emoção e felicidade que recebemos essa medalha, por todo esforço do Kael, da mãe dele e do professor Jorge Ramos que vem nos apoiando. Ele é o primeiro atleta com deficiência ao PCD que trazemos para os jogos escolares em Manaus e graças a Deus ele nos deu essa grande honra de conquistar essa medalha de ouro, tanto no infantil como no absoluto, disputando com pessoas adultas com outras deficiências”.

Segundo a professora, Kael recebe treinamento igual aos demais atletas ditos ‘normais’. Perguntado sobre a importância do esporte na vida do atleta, Helida diz que “a gente fica feliz. A mãe dele esse nos confessou que o Kael era bastante tímido e graças a Deus através do esporte (tênis de mesa) se incluiu junto aos demais atletas, conversando, brincando, e isso é muito bom pra ele. Com isso, a gente coloca em amostra o verdadeiro papel da educação física na escola que não é só esporte por si, mas com o papel da inclusão social”.

Parintins na modalidade jiu-jitsu e tênis de mesa no primeiro dia de competições, além do ouro de Kael, recebeu outras quatro medalhas com: Gabriel Camarão (prata) da escola GM3, Enderson Brasil (prata) da escola João Bosco, um bronze com Gabriel Santarém do Colégio Batista e Kamilly Ferreira (bronze) do CETI.

Nas modalidades coletivas, Parintins estreou com vitória no handebol infantil masculino (Dom Gino) por 12 a 02 e com o Colégio do Carmo vencendo de virada pelo placar de 4 a 3 com gols de Flávio, Lucas Vieira, Júlio e Rogério. Na modalidade voleibol, os representantes da Ilha obtiveram resultados negativos. No xadrez, os alunos: João Lima Garcia e Manuela Queiroz do Colégio do Carmo, continuam na luta por medalha.

 

Competições de sexta-feira (20 de julho)

 

Provas de Atletismo

Hora: 07h

Local: Pista da Vila Olímpica

 

Handebol Infantil Masculino

Dom Gino x Careiro Castanho

Hora: 13h15min

Local: Quadra do Colégio Militar

 

Handebol Juvenil Masculino

João Bosco x Colégio Militar de Manaus

Hora: 15h30min

Local: Ginásio Reneé Monteiro

 

Futsal Infantil Masculino

Colégio do Carmo x Silves

Hora: 12h

Local: Arena Amadeu Teixeira

 

Voleibol Feminino Juvenil

GM3 x Codajás

Hora: 11h20min

Local: Centro Ed. La Salle

 

Voleibol Masculino Juvenil

Irmã Cristine x C.M. Cândido Mariano

Hora: 10h20min

Local: Ginásio da Vila Amazônia

 

Jiu-Jitsu

Categoria Inf. e Juv. Masculino

Hora: 9h

Local: Ginásio Zezão

 

Tênis de Mesa

Categoria Infantil Masculino

Hora: 08h

Local: Vila Olímpica – Ginásio 4

 

Xadrez

Categoria Infantil Masc. e Feminino

Hora: 08h

Local: Arena da Amazônia

 

Kedson Silva/JI/COMJEL