Prefeitura inicia reforma na Praça do Suzana no final do mês

A Prefeitura Municipal de Parintins através da Secretaria de Obras inicia no final desse mês, os trabalhos de reforma e reestruturação do Complexo de Esporte, Cultura e Lazer Benedito Azedo, localizado no bairro de Nossa Senhora de Nazaré. De acordo com informações da gestora da Escola Suzana de Jesus Azedo, Francimary Macedo, o prefeito Bi Garcia prometeu fazer todo esforço para reinaugurar o Complexo no dia 12 de outubro, “Dia das Crianças”.

A Gestora informa que a escola participa de uma disputa nacional do Tribunal de Conta da União, dentro da proposta ‘Toda hora é hora de Cidadania’ com o projeto: ‘Guardiões da Praça, a Praça que temos e a Praça que Queremos’. “Após intensos contatos com a Prefeitura, na qual agradeço de antemão ao prefeito Bi Garcia que se comprometeu em fazer a reforma, inclusive a licitação de revitalização da praça, foi entregue na quarta-feira, 12, com a previsão para o início da obra, segundo o secretário Mateus Assayag, do dia 20 ao final do mês e término e entrega no dia 12 de outubro, ‘Dia das Crianças'”, afirmou.

Reforma

Francimary Macedo comunica que O espaço publico além da reestruturação em todo o Complexo, ganhará cobertura na quadra de esporte. “Dentro dessa reforma, teremos como novidade, a cobertura da quadra, justamente para melhorar ainda mais a prática de Esporte que é uma ferramenta importante para tirar pessoas dessa situação de risco social”.
A Professora acrescenta que “isso é mais do que uma reconstrução. É um símbolo que nesse momento está sendo utilizada por vândalos, por pessoas que não estão exercendo a sua cidadania. A partir da sua reforma, ela voltará a ser um espaço de cidadania”.

Plano de Ação

Macedo afirma que “existe um plano de ação no qual prevê diversas ações que começaram com um abraço simbólico de todos os alunos, professores e demais funcionários da escola na Praça Benedito Azedo, no Dia do Abraço. O segundo passo, será os alunos da escola cantando o hino da cidadania a todos os trabalhadores que irão reformar a nossa praça. Após reformada, faremos plantações de mudas de plantas no local, além de botar em prática, projetos musicais e de leitura voltada à comunidade”.
A Professora conclui que “a escola vai sair de seus muros para ir até a comunidade, mostrando a importância social da praça para a evolução de todos. Volto a repetir. Não adianta só reformar, a comunidade tem que cuidar, senão o prefeito vai morrer reformando, se a comunidade não tiver essa consciência de manter esse bem público funcionando. Então a partir daí, a escola Suzana entra para ajudar a sensibilização da comunidade para manutenção do espaço”.

A Praça

A conhecida Praça do Suzana foi reinaugurado em 8 de outubro de 2009, na gestão do então prefeito Bi Garcia, dotada de uma estrutura para atender diariamente centenas de pessoas através de práticas esportivas, culturais e de lazer com praça de alimentação, quadra poliesportiva, palco para shows e parquinho infantil e acesso a internet gratuita, sendo abandonada e o “sonho destruído” nos últimos três anos da administração do ex-prefeito Alexandre da Carbrás.

Kedson Silva/JI

Comentários

comentários

COMPARTILHAR