Filme brasileiro é premiado em Semana da Crítica de Cannes

O filme brasileiro Gabriel e a Montanha, do diretor Fellipe Barbosa, recebeu o prêmio de “Revelação” da Semana da Crítica da 70ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes na noite de quinta-feira (25).

O filme conta a história real do economista carioca Gabriel Buchmann, que morreu de hipotermia em 2009 ao tentar escalar o monte Mulanje, no Malauí, e que era amigo de Barbosa.

Além de ser considerado uma revelação pelos críticos de cinema, o longa ganhou também o prêmio da Fundação Gan, que dá um valor financeiro para distribuir o filme na França.

O grande vencedor da noite, em júri liderado pelo brasileiro Kléber Mendonça, foi o documentário Makala, dirigido por Emmanuel Gras, que conta a história de um trabalhador do Congo, chamado Kabwita, em um ambiente repleto de exploração trabalhista.

Também foram premiados o filme Ava, de Léa Mysius, o curta The Best Fireworks Ever, de Aleksandra Terpinska, e o prêmio Descoberta foi para o curta-metragem Los Desheredados, de Laura Ferrés.

 

Agência ANSA

Comentários

comentários

COMPARTILHAR